As crianças e os jovens aprendem muito do que sabem acerca do mundo e da vida espontaneamente, em contextos muito diversificado que abrangem o grupo familiar, o círculo de amigos, as micro-sociedades ou grupos em que inserem e os meios de comunicação social, desde a televisão até à internet.
Mas é, sem dúvida, na escola e, frequentemente, através do livro, que aprendem de forma mais organizada a sistematizar as informações e os conhecimentos, a pensar, a olhar o espirito crítico a realidade circundante, a problematizar o mundo, a encontrar resposta para os problemas que enfrentam, a respeitar as diferenças étnicas, sociais e pessoais e, muitas vezes, a interiorizar os seus direitos e deveres, como pesoas e como cidadãos. Enfim, o contacto com o livro enriquece culturalmente o indivíduo e promove a sua autonomia. Para já não falar, especificamente, da importância do livro e da leitura para o melhoramento da competência linguística oral e para a aprendizagem do código escrito da sua própria língua.
Todavia, constatadas estas evidências, parece importante continuar a refletir sobre o tipo de literatura que mais possibilidades terá de captar a atenção do público juvenil que frequenta o ensino básico, sobre a atividade de dinamização de bibliotecas escolares e, também, sobre a importância da Internet, que leva igualmente o aluno a ler e/ou sugere atividades que se prendem com a leitura e como o estudo de múltiplas temáticas relacionadas com as várias disciplinas e com o estudo das línguas. (Teresa Gonçalves- in Educare, educare.)
O Centro de Multimeios desta escola possui um excelente acervo de livros. Então o que está esperando para ir ao encontro dos livros, ampliar a sua visão de mundo e elevar o seu nível cultural.
"Na sociedade atual, a leitura assume um papel importantíssimo na promoção do desenvolvimento cultural. Por isso a importância de incentivar e motivar nossos jovens que ainda não criaram e enraizaram esse hábito tão enriquecedor".
Professora Luciene Beserra - Regente - Centro de Multimeios.
0 comentários:
Postar um comentário